Pronto para ser uma das noventa e nove?
Lucas 15:4-7: “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se“.
Temos um ponto de vista bem peculiar nessa passagem. Sempre abordamos o assunto nos referindo à ovelha perdida, porém já parou para analisar e refletir: Será que estou preparado para ser uma das noventa e nove?
Primeiro vejamos as consequências sofridas pelas noventa e nove do pasto.
- Estão guardadas. Logicamente o seu pastor não sairia sem deixá-las protegidas e bem cuidadas.
- Foram abandonadas. Seu pastor as deixou para ir procurar (sem certeza de encontrar).
- Ao encontrá-la a trata melhor que a qualquer uma das noventa e nove – As noventa o novo, já bem cuidadas, não precisa mais de todas a atenção que uma ovelha que estava perdida, provavelmente com fome e ferida. Coisa que as noventa e nova, nem imaginam mais como era.
- O pastor a carrega no ombro (ou colo), com exclusividade.
- Quando volta não comemora com as ovelhas, mas com amigos e vizinhos.
- A alegria será maior por ela do que por você.
Precisamos analisar toda a situação sempre com a razão e não com imediatismo e/ou vitimismo. No momento que isso acontece, você já é uma ovelha bem cuidada, que tem um foco em Cristo (ou pelo menos deveria), mas ao contrário da realidade, muitas vezes agimos da maneira errada, e falo agimos porque, com certeza, não estou isento, mas posso controlar minhas reações e doutrinar minha mente.
É sempre mais fácil, estarmos no lugar do acolhido, do que está em evidência, mas esse estágio é o inicial ou um potencial perigo, pois já era uma ovelha (já tinha aceitado Jesus) e se perdeu (desviou-se do caminho). Seria muito terrível morrer sem Cristo.
Jesus então utiliza o amor no coração do pastor para ir buscar essa ovelha, que, por gratidão a Jesus, festeja quando consegue. Então veja que não tem nada haver com “cem ovelhas”, mas com Jesus, pois a ovelha foi encontrada pra Jesus e mais ninguém.
Temos que superar os estágio das noventa e nove, para, ai sim, atingirmos nossa independência emocional e ministerial, subindo os degraus necessários e um dia não sermos mais a perdida, e muito menos uma das noventa e nova, mas passarmos ao estágio de pastor e contribuirmos ativamente com o reino.
Fernando Rocha: Do Fim Para Eternidade.