Tudo acaba depois dessa vida?
Com a morte, muito se acaba: riquezas, honras, luxo, glórias terrenas, sonhos, projetos, desejos e até nosso pobre corpo tão miserável (que apenas pegamos emprestado (nosso “avatar”) se transforma em pó. Voltaremos ao pó donde viemos (Eclesiastes 12.7), porém como descrito no versículo citado, temos um espírito dado por Deus, que um dia retornará a Ele. O corpo (corruptível) vivificado pelo Senhor e a alma desfalecem, mas não morre o espírito. A morte nada mais é que a separação entre corpo, alma e espírito.
A morte, na verdade, é o fim da primeira fase e passaremos a um novo estágio de plenitude, uns para a vergonha eterna e outros para a recompensa eterna (Daniel 12.2). Somente o espírito unificado com Cristo permanecerá para sempre. Podemos dizer que acaba para uns e continua para outros, sendo a melhor parte da existência.
Não somos seres espontâneos (apesar de muitos acharem) que nasce, vive, cresce, reproduz–se e morre, desaparecendo para sempre, como há muito é ensinado nos livros de ciências dos colégios. Se realmente após a morte, simplesmente acabasse tudo para todos, a vida não faria o menor sentido. Então, qual motivação teríamos de ajudar alguém? Ou mesmo de nos importar com alguém? Essa ideia é evidentemente maligna, pois incentiva claramente o egoísmo e o caos generalizado. A verdade é, que mesmo quem não conhece a Bíblia, sabe o que é certo ou errado.
A vida após a morte é uma questão que todo o mundo terá sua resposta. Alguns dizem: “– Talvez haja alguma coisa, veremos quando estivermos lá. Por que me preocupar com isso agora?” Já outros passam a vida inteira cuidando para que o encontro com Jesus Cristo seja para toda a eternidade, pois levam a sério o evangelho do Senhor.
Sem dúvida todos temos um sentimento em comum: O medo da morte. Por mais fé que tenhamos, ninguém quer morrer. Então, no que crer? Em quem acreditar? Os materialistas acreditam no dinheiro, os “ateus” dizem que tudo acaba (outros que serão somente as pessoas), só o mundo continua. Os espíritas dizem que existem várias vidas até que sejamos perfeitos. Os judeus, os muçulmanos e os cristãos acreditam que depois desta vida há uma vida eterna de felicidade com Deus, se bem que por caminhos diferentes. Nós cristãos, cremos que ressuscitaremos incorruptíveis para encontramos com Jesus Cristo para sempre.
Observemos Mateus 22.31,32: “E quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram o que Deus lhes
disse: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó?’ ELE NÃO É DEUS DE MORTOS, MAS DE VIVOS!”. Isso nos mostra que realmente Deus quer nossa dedicação ainda vivos, já que depois de mortos não sabemos de nada.
1 Tessalonicenses 4.13: “Irmãos, NÃO queremos que vocês SEJAM IGNORANTES quanto aos que DORMEM, para que NÃO SE ENTRISTEÇAM como os OUTROS QUE NÃO TÊM ESPERANÇA”. A primeira coisa que devemos ter é a esperança, na vida eterna, para não sofrermos. Podemos afirmar que se temos saudades, temos amor, mas se temos sofrimento pela perda, NÃO temos esperança na Palavra do Senhor. Devemos ter o discernimento no ensinamento bíblico. Os que dormem, são os que estão salvos em Cristo. E Deus é seu Deus, pois estão vivos. Os Mortos Sabem de Alguma Coisa?
Eclesiastes 9.4–6: “QUEM ESTÁ ENTRE OS VIVOS TEM ESPERANÇA; até um cachorro vivo é melhor do que um leão morto! Pois OS VIVOS SABEM QUE MORRERÃO, mas OS MORTOS NADA SABEM; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; NUNCA MAIS TERÃO PARTE em nada do que acontece debaixo do sol”. Quem está morto, nunca mais terá participação em nada do que acontece debaixo do sol, ou seja, nunca mais voltará a viver, NESTA Terra.
Reencarnação
Vários argumentos (espíritas principalmente) dizem que existe uma evolução do espírito e que precisamos reencarnar para alcançarmos a perfeição e ascendermos ao “Céu”. Poderíamos nos aprofundar bastante nesse assunto, mas para nosso fim, focaremos essencialmente na parte da reencarnação, veja o que a Bíblia nos diz: Hebreus 9.27,28: “Da mesma forma, COMO O HOMEM ESTÁ DESTINADO A MORRER UMA SÓ VEZ e depois disso enfrentar o juízo, assim TAMBÉM CRISTO FOI OFERECIDO EM SACRIFÍCIO UMA ÚNICA VEZ, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam”.
Os que acreditam em reencarnação não prestam atenção em suas próprias fontes que afirmam: “No CRISTIANISMO encontram–se TODAS AS VERDADES” (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VI, item 5). Não temos intenção de atacar ou ofender a ninguém, nossa motivação é somente levá–lo a novos horizontes, para que você mesmo possa ter discernimento de acordo com o Espírito de Deus que nos vivifica.
A Morte Não é o Fim
Na verdade, a Bíblia nos ensina que a morte não é o fim de tudo, mas que essa vida acaba depois da morte. Isso sim, seria uma afirmativa bíblica (somente para os salvos), pois está escrito em Isaías 26.19: “Mas os TEUS MORTOS VIVERÃO; SEUS CORPOS RESSUSCITARÃO. Vocês, que voltaram ao pó, acordem e cantem de alegria. O teu orvalho é orvalho de luz; A TERRA DARÁ À LUZ OS SEUS MORTOS”.
A morte será o fim somente para os que não creem no Senhor Jesus Cristo como redentor e salvador de suas vidas: João 5.28,29: “NÃO FIQUEM ADMIRADOS com isto, pois está chegando a hora em que todos os que ESTIVEREM NOS TÚMULOS OUVIRÃO A SUA VOZ E SAIRÃO; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados”.