A Pergunta de Mateus 24
Vamos agora começar a tratar dos aspectos Bíblicos do fim dos tempos. O capítulo vinte e quatro do livro de Mateus, é bem polêmico, muitos opiniões divergem sobre ele. Nós, porém, não tomamos partido. Quem pode garantir quem está certo, se não o Senhor? Ficamos em oração aguardando a revelação do Senhor para podermos escrever esse capítulo.
No final, em Mateus 24.14 e relata que então vira o fim, mas que fim é esse? Devemos voltar ao começo do capítulo em Mateus 24.3 e vermos que está escrito: “Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram–se a ele em particular e disseram: ‘DIZE–NOS, QUANDO ACONTECERÃO ESSAS COISAS? E QUAL SERÁ O SINAL DA TUA VINDA E DO FIM DOS TEMPOS? ’”
Aqui nessa passagem já está bem claro que esse fim seria relacionado ao fim dos tempos, que foi perguntado pelos próprios Apóstolos. Porém note que Jesus respondeu a três perguntas:
- Quando acontecerão essas coisas?
- Qual será o sinal da tua vinda?
- E qual sinal será do fim dos tempos?
Em uma coisa concordamos, todos que somos cristãos, o Senhor Jesus é nosso Maravilhoso Conselheiro, Ele nunca errou. Então leia Mateus 24 com a mentalidade de que Ele está respondendo a essas três perguntas, assim como elas foram feitas, de modo literal. Nesse capítulo, o Senhor Jesus só cita uma parábola, a da figueira, no versículo 32 como uma comparação, logo todo o conteúdo desse capítulo é mais literal e não em parábolas.
Em Mateus 24.2 o Senhor Jesus diz: “‘Vocês estão vendo tudo isto?’, perguntou ele. ‘Eu lhes garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas’”.
Isso foi uma declaração bombástica. Como o Templo iria ser destruído novamente? Provavelmente, na mentalidade do povo judeu, somente com o Poder de Deus ou com o fim do mundo aquele templo poderia ser derrubado, porém o Senhor Jesus sabia que não. Atualmente prédios muito maiores que o templo vem ao chão.
Quando os discípulos fizeram essas perguntas, para eles era a mesma coisa, mas o Senhor Jesus respondeu de maneira completa e separada.
1ª Pergunta – Quando Acontecerão Essas Coisas?
A melhor resposta podemos achar na referência em Lucas 21.20–24: “Quando virem JERUSALÉM RODEADA DE EXÉRCITOS, vocês saberão que a sua devastação está próxima. Então OS QUE ESTIVEREM NA JUDÉIA FUJAM PARA OS MONTES, os que estiverem na cidade saiam, e os que estiverem no campo não entrem na cidade. Pois esses são os dias da vingança, em cumprimento de tudo o que foi escrito. Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando! Haverá grande aflição na terra e ira contra este povo. Cairão pela espada e SERÃO LEVADOS COMO PRISIONEIROS PARA TODAS AS NAÇÕES. Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos deles se cumpram”.
O Senhor Jesus estava se referindo à destruição do Templo e de Jerusalém, e mostrando como deveriam agir para se livrar de tal devastação, a qual será mostrada no próximo capítulo.
E ainda como já vimos no capítulo 3, o povo seria entregue como escravo, às nações, como consequência da desobediência. Jesus confirma a profecia de Moisés.
Os sinais preditos dariam a quem prestasse atenção neles, um aviso bem antecipado (Mateus 24.32–33). Quando vissem os sinais, o Senhor Jesus alerta seus seguidores a fugirem de Jerusalém imediatamente (Mateus 24.16–22). Ele os instruiu que orassem para que a fuga não fosse dificultada, como durante o inverno ou no Sábado, quando as portas de Jerusalém estariam fechadas (Observe que o Senhor não está, necessariamente, falando isso para apoiar o sabá (shabat – שבת), mas porque as portas da cidade estariam fechadas devido ao evento). Jesus Cristo também os advertiu a não demorarem por causa de afirmações enganadoras. (Mateus 24.23–28). Muitas pessoas ignorariam as advertências do Senhor Jesus por causa desses enganadores, e de acordo com a história tradicional, os cristãos deram atenção ao seu mestre e nenhum deles pereceu na destruição de Jerusalém.
Os apóstolos e muitos discípulos lembraram do aviso do Senhor e conseguiram escapar, antes do cerco se fechar. Jesus ainda alerta como seria terrível para as grávidas e para as que estivessem amamentando, pois haveria uma escassez severa de alimentos.
2ª Pergunta – Qual Será o Sinal da Tua Vinda?
O texto em paralelo é melhor descrito em Marcos 13.19–26: “Porque aqueles serão dias de tribulação COMO NUNCA HOUVE DESDE QUE DEUS CRIOU O MUNDO ATÉ AGORA, NEM JAMAIS HAVERÁ. Se o Senhor não tivesse abreviado tais dias, ninguém sobreviveria. Mas, por causa dos eleitos por ele escolhidos, ele os abreviou. Se, então, alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo!’ ou: ‘Vejam, ali está ele!’, não acreditem. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos. Por isso, fiquem atentos: AVISEI–OS DE TUDO ANTECIPADAMENTE. Mas naqueles dias, após aquela tribulação, ‘o sol escurecerá e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes celestes serão abalados’. ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM VINDO NAS NUVENS COM GRANDE PODER E GLÓRIA”.
Aqui temos uma excelente referencia sobre o período da Tribulação (como nunca houve, nem jamais haverá), note que o Senhor Jesus afirma que os eleitos passarão por tal evento, tanto que os dias foram abreviados por causa deles, senão, qual o sentido do Senhor afirmar que os dias foram abreviados por causa dos eleitos, se os eleitos não estivessem lá?
O Senhor faz referência antecipada ainda ao que seria escrito pelo Apóstolo João na Ilha de Patmos, ao que está escrito na passagem da abertura do sexto selo:
Apocalipse 6.12,13: “Observei quando ele abriu o SEXTO SELO. Houve um grande terremoto. O SOL FICOU ESCURO como tecido de crina negra, toda a LUA TORNOU–SE VERMELHA COMO SANGUE, e AS ESTRELAS DO CÉU CAÍRAM SOBRE A TERRA como figos verdes caem da figueira quando sacudidos por um vento forte”.
Apesar da referência do Sexto Selo ser antes da Grande Tribulação, o Senhor Jesus faz a analogia para poder responder à pergunta feita a Ele de forma completa. O Senhor Jesus ainda termina dizendo que “se verá o Filho do homem vindo” e que será “nas nuvens”, orientando–nos que não será por meio de ninguém, nem de reencarnação, nem em espírito. Ele mesmo virá em seu corpo glorificado “com grande poder e glória”. E nos confirma o arrebatamento nos ares (nas nuvens em algumas traduções), como Ele mesmo nos diz.
Toda honra e toda glória só Senhor Jesus.
3ª Pergunta – E Quais Serão os Sinais do Fim dos Tempos?
Marcos 13.28–33: “Aprendam a lição da figueira: Quando seus ramos se renovam e suas folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo. Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que ele está próximo, às portas. Eu lhes asseguro que não passará esta geração até que todas estas coisas aconteçam. Os céus e a Terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. QUANTO AO DIA E À HORA NINGUÉM SABE, NEM OS ANJOS NO CÉU, NEM O FILHO, SENÃO SOMENTE O PAI. Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo”.
Lucas 21.31–36: “Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo. EU LHES ASSEGURO QUE NÃO PASSARÁ ESTA GERAÇÃO ATÉ QUE TODAS ESSAS COISAS ACONTEÇAM. Os céus e a Terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. PORQUE ELE VIRÁ SOBRE TODOS OS QUE VIVEM NA FACE DE TODA A TERRA. Estejam sempre atentos e OREM PARA QUE VOCÊS POSSAM ESCAPAR DE TUDO O QUE ESTÁ PARA ACONTECER, e estar em pé diante do Filho do homem”.
Novamente a figueira.
Mateus 24.32: “Aprendam a lição da FIGUEIRA: quando seus ramos se renovam e suas FOLHAS COMEÇAM A BROTAR, vocês sabem que o verão está próximo”.
Apocalipse 6.13: “e as estrelas do céu caíram sobre a terra como figos verdes CAEM DA FIGUEIRA quando sacudidos por um vento forte”.
Na versão “O Livro” diz: “As estrelas do céu caíram sobre a Terra – eram como uma figueira, batida por um forte vento, que deixasse cair os seus figos AINDA VERDES”.
No sexto selo os figos estariam verdes e não maduros, sendo que a colheita deles ainda não estaria pronta, potencializando mais ainda tal “vento forte”.
A analogia da figueira encaixa–se perfeitamente aos dias atuais, pois sabemos que “o verão está próximo” e que estamos vivendo a época do quinto selo, mas não se preocupe com isso agora, veremos adiante com mais detalhes.
O Senhor Jesus termina afirmando que tudo isso (a resposta das três perguntas) faz parte dos sinais do fim dos tempos, muitos alegam que já se cumpriram na destruição do templo em 70 d.C. Outros pregam, que cumpriu–se na inquisição católica. Já outros afirmam que foi na 1ª ou na 2ª guerra mundial. No entanto, tais interpretações não são dignas de crédito, pois à luz da Palavra de Deus, elas estão fora de tempo e de modo bíblico. Na verdade, o que vemos aqui é o Senhor Jesus dizer que aconteceria outra vez, mas que esta geração que estava ouvindo presenciaria a primeira cadeia de eventos e “todos que vivem na face da Terra” presenciaria a próxima.
Lucas 21.32 (NTLH): “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer ANTES DE MORREREM TODOS OS QUE AGORA ESTÃO VIVOS”.
Nessa versão entendemos melhor o que o Senhor Jesus quis nos dizer. E que na verdade aconteceu a primeira parte quando se cumpriu Mateus 24.2.